sábado, 18 de dezembro de 2010

NOVA BATATA - BRS Clara


A partir de 2011, os produtores de batata poderão contar com uma nova variedade. É a BRS Clara, uma semente nacional desenvolvida pela Embrapa. Ela foi apresentada pela primeira vez, na quinta-feira, na região de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
O agricultor Sérgio Zanette foi um dos primeiros produtores a experimentar a nova variedade. Um quarto da fazenda foi destinado aos testes. As sementes foram plantadas em setembro. Mesmo antes da finalização do ciclo, o agricultor já notou os benefícios. “É um material muito produtivo e tem uma ótima aparência dos tubérculos para mercado”, avaliou.
Hoje, mais da metade das batatas existentes no mercado são resultado de sementes importadas. A BRS Clara, desenvolvida pela Embrapa, quer preencher esta lacuna.
Uma das características principais da nova variedade é a resistência a requeima, uma das doenças mais devastadoras para a babaticultura. “É uma doença que a qualquer momento pode ocorrer na lavoura”, alertou Arione Pereira, agrônomo da Embrapa.
A nova qualidade da batata foi apresentada pela primeira vez aos agricultores em um dia de campo, que aconteceu no interior do município de André da Rocha. O lançamento reuniu cerca de cem produtores da região noroeste do Rio Grande do Sul.
A Embrapa deverá disponibilizar as sementes da BRS Clara para os produtores de todo o Brasil a partir da metade de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário