terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Abacaxi vitória

Os agricultores do Espírito Santo estão bastante contentes com o resultado, no campo, de uma nova variedade de abacaxi, a vitória. O fruto tem se mostrado resistente à fusariose, a principal doença da cultura.
O agricultor Alessandro de Oliveira é pioneiro na produção do abacaxi vitória. Na propriedade, no município de Jaguaré, na região norte do Espírito Santo, as primeiras frutas já estão sendo colhidas. São 40 mil pés da nova variedade. Segundo ele, o plantio é experimental e os resultados já agradam.
O abacaxi vitória é fruto de dez anos de pesquisas do Incaper. Foi feito um trabalho de melhoramento genético para se chegar às primeiras plantas. O resultado é uma fruta mais uniforme, sem espinhos na planta e na coroa.
O que mais agradou o produtor foi a resistência a fusariose, principal doença que ataca a produção desse abacaxi. Ela é provocada por um fungo e causa uma ferida na fruta, o que impede que a produção seja comercializada.
Segundo o Incaper, Instituto Capixaba de Pesquisa Técnica e Extensão Rural, o abacaxi vitória tem outras vantagens. Ele é mais consistente, mais doce e rico em poupa. Outro fator que colabora com o trato da fruta é o tamanho da coroa. Além de não ter os espinhos, é bem menor.
O programa de melhoramento genético que deu origem à variedade vitória começou em 1984.


FONTE : GLOBORURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário