quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Crise do melão

A exportação de melão do Rio Grande do Norte caiu 12% este ano. Com problemas para vender para a Europa, tem produtor em busca de negócios no mercado interno.
O Rio Grande do Norte é o segundo maior exportador de melão do país. O primeiro é o vizinho estado do Ceará. Juntos, os dois respondem por quase 100% do que sai do Brasil para a Europa. Mas nos três últimos anos o setor tem enfrentado uma crise.
“Nós temos até a primeira semana de dezembro uma redução em torno de 14% de melão do Brasil consumido na Inglaterra em relação ao ano passado. Isso é preocupante. A Espanha também reduziu a importação”, disse Francisco Vieira, membro do Comitê de Fitossanidade do Rio Grande do Norte.
Com os negócios externos afetados, o número de empregos diminui. O setor empregou na safra passada 12 mil trabalhadores. Agora, está com menos de 11 mil. Nessa mesma época do ano passado, haviam sido enviadas para a Europa 6,8 mil toneladas. Foram 800 a mais do que agora.
Uma das soluções pode estar no caminho seguido pelo agricultor Ajax Dantas. Em 200 hectares ele tem produzido melão com a mesma qualidade para o mercado externo e interno. Por causa da crise na Europa, ele tem apostado no mercado nacional.
O Rio Grande do Norte é responsável por 30% da safra nacional de melão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário